A Papa Mielina

A Papa Mielina
banner A Papa Mielina

domingo, 30 de abril de 2017

Mas se os cuidadores, cuidam de Nós, quem cuidará Deles quando não conseguirmos ajudar?

Sinto-me grata por ter tanta gente que me apoia, e contar com o "Aquele que nos Atura", sempre do meu lado, com uma paciência e ternura sem fim! Mas se os cuidadores, cuidam de Nós, quem cuidará Deles quando não conseguirmos ajudar?

Toda agente tem ou já teve um familiar, vizinho, amigo, que cuida ou cuidou de alguém próximo porque, infelizmente essa pessoa perdeu a independência, fosse por acidente, doença ou pela idade. Com certeza que só quem passa por isto na vida saberá dar o devido valor a quem cuida. Mas e se parássemos um pouco para pensar, perceberíamos que todos nós, em qualquer momento da vida, poderemos ficar como cuidadores ou dependentes de alguém, seja temporariamente ou para o resto da vida.

Então este é um assunto que toca a todos!


Fico bastante preocupada quando penso na minha Mãe, que viu a saúde da minha avó a deteriorar-se, e que de um momento para o outro deixou de ter qualquer mobilidade e passou a depender de alguém 24 horas por dia... Fiquei destroçada quando a minha querida avó, uma mulher vivaça e cheia de vontade, perdeu toda a vivacidade de um dia para o outro. Os meus tios e a minha Mãe, viram-se de repente como cuidadores da minha avó, pois assumiram a responsabilidade de cuidarem da minha avó e de não a deixarem num lar.

Embora tenha visto a minha Mãe mais cansada do que o habitual, sinto que ela é "Feliz" por poder ser cuidadora da minha avó e poder contribuir para que viva um dia de cada vez, confortável e em família💗
Contudo fico sempre preocupada com ela, pois sofre de Fibromialgia, diagnosticada há bastante tempo, e que lhe dá muito que fazer, com todas as dores que sente 24 horas por dia, e que só lhe dão algum descanso, quando toma a medicação.

Já foi necessário meter baixa, já precisou de faltar ao trabalho, já foi necessário fazer mais tratamentos... por isso fico preocupada, pois não existem apoios suficientes para quem é cuidador de alguém, esteja a trabalhar ou não. No trabalho, já lhe começaram a descontar os dias em que faltou, para consultas com a minha avó, como dias de férias, porque já esgotou os dias a que tinha direito para o "apoio à família"... Conseguiu que lhe ensinassem, pequenas coisas mas que no dia a dia a ajudam muito, como movimentar a minha avó por exemplo, da cadeira de rodas para o banco do carro, ou para virá-la na cama... Por acaso uma Fisioterapeuta mostrou-se disponível para lhe ensinar isso... Para além de tomar a medicação para a Fibromilagia, a minha Mãe está a tomar medicação para a depressão, aconselhada pelo Neurologista... Consulta no privado pois no sector público desespera-se por consultas...

Preocupa-me bastante não existirem apoios para quem cuida, no caso da minha Mãe, o ser seguida por um Psicólogo e ter formação em como cuidar de pessoas que perderam a sua mobilidade...

Este é um assunto a que se deveria dar mais atenção... porque é desesperante pensar, e quem não tem disponibilidade financeira para pagar a médicos da especialidade? E quem está desempregado?  "E quem cuida dos cuidadores?" 😟


Partilho convosco a opinião de José Soeiro sobre o assunto, divulgado no Jornal Expresso, "E quem cuida dos cuidadores?".


No que toca aqui à "Eugénia Margaida", no passado dia 24 de Abril realizou-se na SPEM - Delegação Distrital de Leiria um encontro relativo à importância do cuidador na esclerose múltipla, é muito importante haver este tipo de iniciativas para os cuidadores, para poderem ser esclarecidos, trocar e partilhar experiências, e poder falar com um Psicólogo que acompanha diariamente estas pessoas.


^ Top